PROJETO


    O projeto consiste na criação da Escola Móvel de Tecnologia ( EMTEC), que terá como objetivo mostrar aos alunos e professores do ensino médio a importância das engenharias no desenvolvimento de produtos e processos que melhorem a qualidade de vida dos seres humanos, bem como as conexões existentes entre os ensinamentos básicos das ciências exatas e naturais e as aplicações práticas do dia a dia.
    A EMTEC contará com uma unidade móvel (ônibus) que fará visitas às escolas de ensino médio abrangidas pelo projeto. Nessa unidade móvel, estarão protótipos didáticos desenvolvidos especificamente para demonstrar a importância das engenharias na vida cotidiana e despertar o interesse dos alunos nas áreas tecnológicas. Dentro da unidade móvel, haverá, também, um espaço destinado à realização de apresentações audiovisuais para pequenos grupos.
    Em cada escola visitada, a EMTEC divulgará as áreas de engenharia junto aos alunos e professores do ensino médio, através de diversas atividades didáticas. O objetivo dessas atividades será motivar alunos e professores a verem as engenharias de uma forma mais atrativa. Além disso, será mostrada à comunidade escolar a importância econômica e social das engenharias na sociedade atual.
    Como resultado do projeto, espera-se um aumento do número de estudantes interessados pelas áreas tecnológicas e um aprimoramento dos professores de ciências exatas e naturais. Esses resultados colaborarão de forma direta com o desenvolvimento tecnológico do país.


Resumo do Projeto



ABRANGÊNCIA :


    O projeto terá como abrangência as regiões do Vale do Rio dos Sinos (13 cidades), Vale do Paranhana/Encosta da Serra (6 cidades) e Campos de Cima da Serra (8 cidades) no estado do Rio Grande do Sul. Os municípios abrangidos pelo projeto possuem  um total de 47.563 alunos matriculados no ensino médio (MEC/INEP base de dados de 2008) e são os seguintes:

-Vale do Rio dos Sinos (34.324 alunos): Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Ivoti, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul.

-Vale do Paranhana/Encosta da Serra (6.833 alunos): Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara e Três Coroas, .

-Campos de Cima da Serra (6.406): Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Santo Antônio da Patrulha e São Francisco de Paula.



                  










RESULTADOS ESPERADOS:


-  Criação de um laboratório para a produção de protótipos didáticos.
-  Criação de protótipos didáticos para promover as áreas de engenharia.
-  Criação de uma unidade móvel para a promoção das áreas de engenharia.
-  Elaboração de atividades didáticas para a promoção das áreas de engenharia.
-  Promoção da interação das ciências da engenharia com o ensino em escolas de nível médio.
-  Divulgação das áreas de engenharia aos alunos e professores de ensino médio.
-  Demonstração da importância sócioeconômica das engenharias na sociedade atual.
-  Promoção da atualização e aprimoramento de professores de ciências exatas e naturais.
-  Divulgação dos resultados do projeto EMTEC.